Vamos descomplicar esse negócio! Hoje a taxa de juros da economia brasileira está em torno de 14% a.a., você tem essa informação no jornal, televisão ou primeira página do Google se pesquisar “taxa selic” atual.
Isso é quanto o governo paga de rentabilidade em cima dos títulos públicos que emite para se financiar, e você consegue investir nestes títulos diretamente com a gerente do seu banco ou corretora. Ou seja, teoricamente se o seu negócio não render pelo menos o necessário para cobrir a taxa da renda fixa, talvez não seja o melhor negócio para se estar.
Mas como comparar minha fazenda com este título? Ou com qualquer outro negócio?
Quando você pede a gerente do banco para investir seu dinheiro, você espera que após um determinado período ela te devolva tudo que você investiu e mais um montante, tido como lucro. Se você dividir o lucro pelo valor investido tem o retorno sobre o capital investido.
O que a renda fixa te garante é que ao investir determinado montante, você terá ao fim de doze meses (ou vencimento do título) esse montante acrescido de uma taxa, no caso algo em torno de 14% ao ano.
Calculando o patrimônio investido na atividade
Então a primeira coisa a fazer é estimar quanto de patrimônio, em terra, animais, maquinário e outros foram utilizados durante o ano para a atividade de pecuária.
Matérias-primas, insumos e a mão-de-obra para produção também entram nesta conta, é um capital que foi destinado a atividade que poderia ser usado para outro fim como a renda fixa (custo oportunidade mínimo).
Se todo mês você envia ao seu contador as notas fiscais e as saídas de caixa são corretamente classificadas, basta pedir o balancete do mês mais atualizado que o Patrimônio Líquido registrado no balanço da empresa irá refletir este número, quanto existe de capital investido no negócio até o momento.
Se este dado não estiver disponível é necessário fazer um levantamento do valor em ativos (terra, animais, maquinário etc.) mais gastos fixos e variáveis (matéria-prima, insumos e mão-de-obra) empregados na atividade naquele mês/ano e subtrair as dívidas contratadas para chegar ao patrimônio líquido.
Calculando o Lucro
Também deve-se coletar com o contador ou nos extratos bancários, qual foi o caixa gerado pela atividade naquele ano. Quanto de lucro, receita subtraída de todos os gastos, foi gerado pela venda de leite ou arrobas durante o ano?
O ideal é você fazer o cálculo do lucro por regime de competência, ou seja, subtrair da receita a quantidade de ração, medicamentos, mão de obra que foram utilizados dentro do mês/ano, não o que foi pago.
Se a contabilidade está em dia você também já tem o lucro disponível na Demonstração de Resultados. Caso contrário, se você ver quanto de dinheiro foi distribuído durante o ano/mês (regime de caixa), subtrair o saldo inicial de caixa do ano/mês (que é referente ao período anterior) e somar o caixa final do mesmo ano/mês (que é o dinheiro gerado no período mas que não foi distribuído) você terá uma ideia do lucro.
Calculando o retorno sobre o capital investido
Dividindo o lucro (L) do mês ou do ano pelo patrimônio líquido (PL), você tem o retorno sobre o capital próprio investido no negócio (ROE) e pode comparar este indicador com qualquer outro investimento que faz.
Mas devo considerar o custo de aluguel da terra no cálculo do lucro da atividade de pecuária? Se você considerar o valor da terra utilizada no cálculo do patrimônio você não precisa abater o valor simbólico do aluguel. Mas se não colocar o custo da terra no PL, deve abater o valor simbólico pelo qual conseguiria alugar a terra no cálculo do lucro.
Neste último caso, o aluguel da terra é um negócio e a atividade de pecuária outro. Ambas devem te dar uma rentabilidade satisfatória e é este exercício que deve ser feito para ver se vale a pena manter, comprar ou vender os lotes.
Também é interessante enxergar as atividades separadamente para decidir o que fazer em cima da terra, e depois analisar o potencial de valorização da terra de forma independente.
O mesmo racional deve ser utilizado para decidir se utiliza ou vende os grãos ou mesmo a silagem produzida. No final o melhor é a atividade ou combinação de atividades que otimiza o Lucro Líquido sobre o Patrimônio Líquido (ROI = LL/PL), por isso a tendência de intensificação e integração de lavoura, pecuária e floresta, para melhorar a rentabilidade por hectare.
Minimizar o custo, é diferente de maximizar a receita ou lucro, que é diferente de otimizar o retorno sobre o investimento de capital próprio.