O conceito de alimento único, extrusado com adição de fibra de alta digestibilidade
Por Rodrigo Anselmo
É sabido que o conceito de alimento único já era conhecido na Segunda Guerra Mundial através das cavalarias alemãs para suprir as necessidades dos cavalos à frente da linha de batalha.
De lá para cá e tendo como base suprir as necessidades integrais dos equídeos – herbívoros com necessidade de consumirem forragens e concentrados – para expressar ao máximo seu potencial genético foi que a Nutratta Nutrição Animal inovou. Desde 2012, quando a empresa iniciou a construção do seu parque fabril em Itumbiara (GO), os trabalhos de P&D estiveram voltados para solucionar estas necessidades, culminando no desenvolvimento de um alimento único que nele está contido fibras de forragens e concentrados.
O conceito de alimento completo ou alimento único funciona como chassi capaz de embarcar aditivos nutricionais, vitaminas, minerais, aminoácidos e tantos outros nutrientes para a criação saudável dos equídeos.
Este é um processo tecnológico exclusivo e patenteado Nutratta que por meio da extrusão conseguiu homogeneizar todos os ingredientes, incluindo fibras de alta digestibilidade, em um único grano, permitindo assim uma série de benefícios para o criador, como por exemplo: aumento da digestibilidade dos nutrientes presentes na formulação, ganho em saúde intestinal, aumento de performance, recuperação pós esforços, disposição para prática esportiva, aspecto visual incomparável, redução do desperdício, aumento da duração das camas das baias (menor excreções devido ao melhor aproveitamento), otimização da mão-de-obra e oferta regular nos 12 meses do ano.
A escolha pela extrusão ao invés da peletização ou apresentação farelada se deu por conta da extrusão ser uma ferramenta capaz de fundir todas as matérias-primas, incluindo as fontes de fibras, em um único produto, não havendo desmistura dos nutrientes, além é claro do aumento da solubilidade dos nutrientes presentes nos alimentos. O produto final Nutratta passa a ser uma massa única e extremamente estável, propiciando o aumento da eficiência alimentar, a exemplo do nosso carro-chefe Foragge Horse, alimento que conquista Haras, Centros de Treinamentos e criatórios de norte a sul do Brasil. Isso porque a tecnologia “tt”, como é conhecida a tecnologia Nutratta, uniu todos os ingredientes incluindo a fibra em um único alimento propiciando na quebra barreiras geográficas e hoje presente também em diversos outros países.
É importante mencionar que recém-estudo realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Seriopédica/RJ) comparando os efeitos nutricionais entre o Foragge Horse (carro-chefe da Linha Equinos Nutratta) e feno coast-cross tipo A, a dieta total Nutratta apresentou melhores resultados tanto em eficiência como em aproveitamento digestivo.
Sobre a tecnologia “tt” – A tecnologia “tt” é uma patente global Nutratta. Um processo tecnológico que fundiu macroingredientes, microingredientes, minerais e fibras de alta digestibilidade em um único grano.
Sobre a Nutrata – A Nutratta é uma empresa nacional especializada em nutrição animal que atua na bovinocultura (corte e leite), ovinocultura, caprinocultura e equinocultura. Sua sede e parque fabril estão sediados em Itumbiara, município ao Sul do Estado de Goiás, em uma área de 7 mil m². Também conta com um laboratório próprio de análise das matérias-primas e produtos acabados. Atualmente a empresa conta com 32 produtos em seu portifólio entre eles, dietas totais (TMR’s), concentrados, volumosos industriais, proteicos e proteicos energéticos.
Para mais informações: www.nutratta.com.br