Para o produtor rural brasileiro o ano de 2016 teve aspectos positivos e negativos. No setor de gado de corte, o mercado interno reduziu o consumo de carne vermelha, mas as exportações tiveram um leve aumento.
Para 2017, a expectativa é uma retomada do crescimento da economia e, consequentemente, a volta do consumo de carne no mercado interno.
Pecuária de Corte
Há uma grande perspectiva gerada a partir da abertura do mercado norte-americano para a carne in-natura brasileira após 17 anos. Está conquista proporciona uma enorme vantagem para todos os produtores e para a pecuária nacional. Mostra que o Brasil está no caminho certo para o agronegócio e que estamos com as vacinações, a sanidade e bem-estar animal em dia.
Além disso, com essa abertura, todo o mercado se volta para o Brasil, como China, Japão e México que já sinalizaram grande interesse em nossa carne.
Pecuária de Leite
Para quem trabalha com leite, o produtor percebeu que houve uma diminuição interna de consumo, assim como dos seus derivados, mas, em contraponto, recebeu um pouco mais pelo preço do litro que teve um aumento significativo, e bateu recorde em 2016.
A sugestão é não desanimar e continuar a oferecer um produto de qualidade, proporcionar bem-estar animal e ter uma boa equipe na produção. Com esses princípios o produtor poderá enfrentar esse momento de transição da economia e colher bons resultados a partir do novo ano.
Adaptado de Investimentos e Notícias. http://bit.ly/2h20w1j