Suplementação proteico/energética: por que ela é importante para o gado de corte criado no pasto?

A suplementação proteico/energética vem ganhando destaque entre os produtores de gado de corte nos últimos anos. Nem todo mundo, no entanto, entende bem o que é isso, como é feito e que resultados pode trazer.

Sobre o assunto, vamos refletir neste artigo. Você verá, a seguir, o conceito de suplementação proteico/energético, como ela se diferencia da tradicional suplementação proteica e porque é importante para quem trabalha com gado de corte. Acompanhe!

O que é suplementação proteico/energética

De uma forma bem simples, a suplementação proteico/energética é aquela realizada para superar o que é feito através da suplementação “tradicional” (mineral, ou seja, fornecimento de rações com macro e micronutrientes).

O ganho de peso conseguido pela suplementação tradicional pode não ser suficiente, especialmente em épocas de pouca chuva, quando a pastagem fica enfraquecida e, nutritivamente falando, empobrecida.

Dizemos que há suplementação proteico/energética quando os suplementos fornecem também a complementação de proteínas e energia para a dieta dos animais.

Os benefícios da suplementação proteico/energética

Rodrigo Anselmo, responsável técnico da Nutratta, afirma que os benefícios da suplementação proteico/energética são inúmeros. “Em alguns experimentos científicos, comprovou-se que é possível promover um ganho adicional entre duzentos e trezentos e cinquenta gramas por dia”.

Na fase de recria, quando o gado sai de um período de seca e é preparado para a fase de terminação, suplementos proteico/energéticos são fundamentais, pois modificam significativamente a taxa de crescimento. Há estudos que afirmam que há ganho de mais de 300 gramas na comparação com os animais que recebem apenas minerais.

O custo/benefício também é uma grande vantagem deste tipo de suplementação. Em média, gasta-se apenas um real por dia por animal, e os resultados são sentidos no ganho de arrobas na hora de comercializar para o corte.

Suplementação proteico/energética é estratégia!

É fundamental que o produtor entenda que os suplementos proteico/energéticos estão entre os mais estratégicos da pecuária pasto. Ou seja, deve ser utilizado da forma correta, conforme as recomendações do fabricante ou nutricionista animal.

Então, antes de partir para a aquisição de soluções em suplementação proteico/energética, entenda que é preciso planejar e ter acompanhamento técnico adequado.

Conheça o Nutratta Beef Pasto

Nutratta Beef Pasto é um suplemento mineral proteico e energético que fornece proteína, energia, macro e micro minerais, também é enriquecido com virginiamicina.

Entenda melhor neste vídeo:

Você já fornece suplementação proteico/energética para o seu gado de corte? O que achou deste artigo? Deixe seu comentário!

Leave a comment